A equipe de alunos do curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Capanema, foi premiada com o Troféu Global de Inovação Alireza Rastegar durante o Innovacities 2018. O projeto, chamado Smart Vent, é um sistema automatizado de ventilação acessível, desenvolvido para pequenos avicultores. Criado pelos estudantes André Dengo, Murilo Hentz, Samuel Pontes e Kellerman Godarth, o sistema reduz os custos com energia em 30% e custa menos de 965 reais, sendo uma alternativa viável às soluções comerciais de alto custo.
O projeto surgiu a partir de desafios identificados no evento IFAgrotech 2017 e tem como objetivo fornecer ventilação essencial para granjas, diminuindo o risco de perda de aves por superaquecimento. O Smart Vent utiliza tecnologia Arduino, o que facilita sua implementação e o torna pronto para uso prático.
Durante o Innovacities, a equipe apresentou um modelo funcional do sistema, destacando seu design eficiente e de baixo custo. O projeto foi elogiado por seu potencial de transformar a agricultura em pequena escala, e o comprometimento dos estudantes foi ressaltado pelo presidente da ABIPIR, Marcelo Vivacqua.
Pensando no futuro, a equipe planeja instalar o sistema em propriedades rurais da região e ampliar seu alcance. André Dengo, um dos estudantes, compartilhou seu entusiasmo em contribuir com a comunidade agrícola e suas aspirações de seguir carreira na área de ciência da computação.